Obesidade é segundo maior fator de risco, diz nutricionista.
Segundo o Ministério da Saúde, 17,9% dos brasileiros são obesos.
Estudos recentes apontam que obesidade aumenta o risco para o desenvolvimento de 13 tipos de câncer. Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros estão acima do peso indicado e quase 18% são considerados obesos. Essa condição, de acordo com o estudo, aumenta a probabilidade de aparecimento, por exemplo, de câncer no intestino, esôfago, mama, fígado e estômago.
Segundo a nutricionista Haracelli Leite, controlar o peso é importante. “A obesidade é o segundo maior fator de desenvolvimento de câncer, só perde para o tabagismo. É preciso que a pessoa tenha um controle do próprio peso”, afirmou.
Depois de perder amigas, vítimas de câncer a diarista Sueli de Paula Vieira, fica sempre atenta e não deixa de fazer exames. “O tratamento da doença é a antecipação. Depois que descobre não adianta mais”, disse.
A prática de atividades físicas aliada a uma boa alimentação são as melhores dicas para quem investe na prevenção. “A mudança de hábito é primordial para perder peso. Somente os exercícios, por exemplo, não vão trazer resultados sozinhos”, afirmou o professor de educação física Luciano Campos.
Fonte: g1.globo.com
Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário